Sobre o descaso com o professorado.

Blogueiros escrevem, reportagens denunciam, nas redes sociais os protestos são permanentes, e nada muda. O descaso com os professores continua o mesmo nos quatro cantos do país. A cada dia que passa aumentam, por exemplo, os casos de violência contra profissionais da educação (somente na última semana, sem forçar a memória, consigo lembrar de dois casos).

Embora os casos se espalhem pelo país o poder público não parece se incomodar com a situação dos docentes. O Brasil continua remunerando mal os seus professores, e estruturando mal as unidades de ensino. Enquanto na TV a administração pública divulga propagandas mostrando os feitos na educação, nas escolas o que se vê é diferente. A situação é de total descaso com os profissionais da educação. Além da baixa remuneração, os educadores ainda sofrem com a questão da atualização profissional. Os programas de formação, quando existem, não contemplam todo o público, deixando de proporcionar crescimento intelectual para o profissional da rede de ensino.

Esboce rapidamente o quadro: as condições de trabalho são precárias, não é oferecida atualização profissional e a remuneração não possibilita o custeio de cursos por parte do professor. Onde vai chegar a educação brasileira nesse ritmo? Como cobrar ensino de qualidade se o sistema não proporciona condições dignas de trabalho para seus funcionários? Não é difícil chegar à conclusão de que o suporte aos profissionais é essencial para o sucesso do setor. Se o que há é a ausência deste, podemos entender, mesmo que em parte, o insucesso do sistema educacional brasileiro.

Bruno Oliveira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.