Pirâmide da riqueza mundial: Concentração de renda e a fantasia do capital



por Bruno Oliveira

Durante essa semana, ao ler algumas matérias na internet, uma me intrigou, e confirma a tendência de exclusão a que o sistema econômico vigente se propõe. É Simples: esta informava que 41% da riqueza do mundo, riqueza que você produz, está nas mãos de apenas 0,7% da população mundial.

Interessante observar a propaganda do sistema. Estilo de vida, felicidade, tudo atrelado ao consumo. Venha para o capitalismo! Brilho, letreiros luminosos, sorrisos, por que não participar? Quem não quer viver essa fantasia?

Ah... fantasia... percebe-se que é tudo o que existe ao olharmos para a pirâmide da riqueza mundial reproduzida mais abaixo. O povo tem a ilusão da riqueza, de melhorar de vida, ter uma vida como na novela, carros luxuosos, jantares nos melhores restaurantes, viagens... não vai acontecer. Você precisa colaborar no aumento do abismo entre os 0,7% mais ricos e os 68,7% mais pobres. Pagar o seu salário em alguns dias e trabalhar o resto do mês para o patrão. E viver a ilusão.

A pirâmide da riqueza mostra que o sistema é bem estruturado, joga compacto. 7,7% da população está quase no topo, e 22,9 correndo atrás, provando aos 68,7% que não tem nada, que vale a pena continuar lutando, trabalhando, quem sabe conseguir um lugar ao sol...


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.