Pertencimento, ambiente e aprendizado nas escolas - Parte 1
Qual a relação entre a questão do ambiente de trabalho, ambiente para aprender, e o aprendizado de fato em uma instituição de ensino? Esta postagem atenta para a questão do "ambiente". E a questão é: a escola está favorecendo ou implantando um bom ambiente de aprendizado? A situação atual da educação permite que haja um bom ambiente de trabalho dentro de uma instituição de ensino?
Uma reportagem de Nova Escola do mês de outubro de 2013 foca a questão do ambiente para aprendizagem. Um lugar próprio para desenvolver habilidades, com um profissional preparado, disposto, material de apoio. Mas toda sala de aula está posta de acordo com essa base? As escolas brasileiras estão colocadas desta maneira?
Um bom ambiente em todas as esferas
A escola precisa estar bem como um todo. Dificilmente haverá um trabalho transformador em sala de aula se a instituição não for organizada, bem equipada e as coisas não forem claras para todos os participantes do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, é preciso que se construa um bom ambiente para que todas as pessoas que trabalham na instituição sintam-se parte do processo. E sim, digo com total tranquilidade e certeza: trabalhar em escola é totalmente diferente de trabalhar em qualquer outro lugar.
Na escola você não é o funcionário da limpeza, ou o agente administrativo. Você é um agente educacional, é parte do processo de ensino. O problema é quando ninguém te avisa, e pior, quando a pessoa que deveria te orientar também não sabe disso. Profissional desvalorizado, ambiente desfavorecido.
A escola tem de favorecer a participação ativa do professor, oferecendo estrutura, condições de trabalho, ambiente entre os colegas, diálogo entre a gestão e o corpo docente. Se pensamos o professor como o agente mediador entre o aluno e o conhecimento, com a função de facilitar, construir condições para este contato, é natural que a escola, através do corpo administrativo/ diretivo construa também o melhor clima para que o corpo docente possa desempenhar bem o seu trabalho.
Tanto aluno quanto professores precisam sentir-se parte do que acontece na instituição. Nem sempre é assim. A questão do pertencimento é algo muito forte, e que por vezes é deixado de lado pelas escolas.
Bruno Oliveira
Comentários