O filme da semana #27 - Xica da Silva

Ser negro, ser pobre, ver o poder, ser massacrado pelo poder, ser escravizado pela ânsia de poder. Querer o poder. Buscar a fuga da opressão. Do preconceito pela sua cor, pelo lugar que a sociedade lhe reservou. Buscar o poder. E poder "luxar", ostentar, ser, ter, aparecer. 


O desejo de ostentar que vemos nos jovens brasileiros,  vontade enloquecida de ter, de mostrar-se ao outro, pode ser vista já na Xica da Silva de Cacá Diegues, que tenta de qualquer jeito deixar de ser escrava. É como o pobre, que sente na pele o desprezo, o preconceito do outro, mas não consegue se reconhecer e lutar contra a situação, e se enche da ideologia do opressor. Qual a solução? Virar patrão, virar sinhá.


E a nossa Xica da Silva vai buscar a casa grande a qualquer custo, trapaceando, deitando-se com o sinhô. Lembra-me também a molecada de hoje, que esquece família, futuro, por dinheiro, por poder. E não se importa se vai ser necessário roubar, matar, passar ou usar uma droga, contanto que chegue ao topo. Enquanto isso alguns ainda aplaudem a sociedade da competição.


Tecnologia do Blogger.