O que é a Revolução 4.0 e por que se preocupar com ela?

Pense num filme de ficção científica futurista. Indústria automatizada, robotizada. Cenário do tipo Jetsons. Toda facilidade ao seu alcance, uma vida facilitada devido aos avanços tecnológicos aplicados no dia a dia. Agora transfira essa hipótese de filme para a vida real. Você acreditaria num cenário, no mundo real, onde a automatização, a inteligência artificial tem domínio sobre o ser humano?

É justamente disso que falamos quando tratamos da 4ª revolução industrial. Um mundo totalmente dependente não do ser humano, mas sim da tecnologia e da inteligência artificial, e onde esta é aplicada às relações de produção e trabalho. E não é loucura. Já está acontecendo.

Para explicar: Ao longo da história, passamos por diversos processos de revolução, como a Revolução Agrícola, e as Revoluções Industriais. A 1ª Revolução Industrial tem por marco o surgimento da maquinofatura, com a chegada das máquinas ao processo de produção. Já a 2ª fase da Revolução Industrial tem por principais características as mudanças nos transportes, enquanto a Terceira Revolução Industrial pauta-se na expansão das telecomunicações e no advento da internet.


Ora, todos os processos nas três fases da Revolução Industrial tem a ver com o desenvolvimento tecnológico, e a 4ª Revolução Industrial se configura justamente como um aprofundamento da fase anterior, dando-se a partir do domínio da internet e da inteligência artificial sobre as coisas.

As compras pela internet, as entregas monitoradas nos lares, a automatização em setores como callcenter, cobrança, cobrança de ônibus, aplicação de robôs na medicina, no direito e na educação, além da presença destes na linha de produção, tudo isso, é 4ª Revolução Industrial.

Esse processo gera facilidade para as pessoas, na medida em que shopping centers, supermercados e principalmente bancos, estão dentro da sua casa ou em qualquer lugar a partir dos computadores e smartfones. Praticamente toda a sua vida bancária pode ser resolvida via apps, dispensando o desgaste com saques em caixas eletrônicos, filas em bancos, ou seja, sua vida é mais simplificada.

O que é importante, e gera grande preocupação ao autor desse blog, assim como a outros tantos pesquisadores é a forma como se dará essa imersão num mundo cada vez mais informatizado, onde a inteligência artificial toma vagas de emprego ao redor do mundo. Se a informação será prioridade em relação à produção e ao comércio, como o ser humano será absorvido nesse fenômeno?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.