O que são algoritmos?


Alguma vez você já se pegou com fome, vontade de comer algo diferente? E você não sabia fazer esse prato diferente, tentou executar algumas tarefas para chegar até esse delicioso prato desejado, e no final, deu tudo errado? Bem normal. Até mesmo pessoas experientes em culinária ao adicionar, por conta própria, algum ingrediente a mais em uma determinada receita pode por o prato a perder. Isso por que toda a receita é uma construção, e toda construção segue um caminho.

Do mesmo modo que ocorre com a receita culinária, assim também é com um pedreiro. Não se começa uma casa pelo quadro na parede, mas sim pelo alicerce, e segue-se um caminho.

Na matemática, e ciência da computação esse currículo ou caminho, tomou o nome de algoritmo. Não podemos classificá-lo como um programa, mas justamente o caminho que determinado programa usa para executar um tarefa. Esse caminho é predeterminado pelo programador, que dá as possíveis variáveis dentro de um trabalho a ser executado.

Esse é um blog de um professor, então podemos usar como exemplo médias bimestrais de alunos, numa perspectiva bem simples de programação: numa planilha, quais serão as notas azuis e as notas vermelhas? A criação do algoritmo consiste exatamente em dizer para o sistema, a máquina, como identificar as notas azuis e vermelhas. Qual o caminho a seguir.

Logo, é necessário apontar: de zero a quatro, o conceito é vermelho. De cinco a dez, o conceito é azul. Lógico, aplica-se essa ideia a partir da linguagem do programa que está sendo utilizado. Dessa forma, dado o algoritmo, ou seja, o caminho de análise do programa, um padrão é estabelecido, e todo o dado inserido capturado pela programação é analisado segundo esse padrão.


Bruno Oliveira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.