Brumadinho é negligência



Brumadinho é mais uma vez o retrato do que o Brasil insiste em ser: negligente com o povo, lambe botas do patronato estrangeiro.

O desastre ocorrido em Mariana, também Minas Gerais, deveria poderia ter servido de alerta, sim, ao governo brasileiro, aos empresários que comandam a mineração no estado, poderia ter sido "um start" para a revisão de códigos e leis envolvendo segurança e infra-estrutura para a mineração e outras atividades econômicas.

Mas enquanto continuarmos nos subordinando ao capital, aos interesses de fora, facilitando a extração e burlando regras ambientais, passando por cima de questões essenciais como a vida do povo, visando o lucro rápido, sem obstáculos, continuaremos vendo cenas como as de Mariana e Brumadinho.

Não é caso isolado. O descaso é a regra. Dia 25 de janeiro de 2019 o rompimento de uma barragem. Dois dias depois o soar da sirene com risco de novo desabamento. E ao povo apenas resta deixar suas casas na madrugada para não morrer.

Enquanto isso o Diretor Presidente da Vale dá entrevistas, como que querendo explicar o inexplicável, dando a entender a suposta isenção da empresa quanto ao ocorrido, já que havia um laudo de baixo risco de desabamento. E a lama descendo. As vidas se foram. O Brasil ainda está muito abaixo.
Bruno Oliveira - Professor e blogueiro iniciante. Licenciado em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN. Especialista em História, sociedade e cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Criador do Pensando bem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.